Yoga é Terapia?








Vários pesquisadores, terapeutas e médicos tem se interessado cada vez mais pelos efeitos surpreendentes que as posturas do Yoga (ásanas) possuem para a prevenção e cura de várias moléstias.
Ásana não é apenas um alongamento para aumentar a flexibilidade dos músculos, tendões e articulações, mas são posições psico físicas que atuam ao mesmo tempo nas camadas mais sutis do nosso Ser. Ao fazer um ásana estamos melhorando o corpo físico mas também o energético, emocional e mental.
Além das técnicas corporais, incluindo as respiratórias, a meditação e o yoga nidra (relaxamento profundo consciente) fazem parte deste sistema de aprimoramento interior.
Sabemos que para melhorar o ambiente externo devemos começar por nós. Esta jornada interior pode ser trilhada por vários caminhos e o Yoga é, sem dúvida, um deles. Um caminho de auto conhecimento que leva ao desabrochar de nossa consciência, tal como uma flor que aos poucos desabrocha exalando o seu aroma independente de onde ela está.


Estas pesquisas, e muitas outras, relacionadas à utilização das técnicas do Yoga para disfunções orgânicas e psíquicas prosseguem em rítmo acelerado, principalmente na Índia e alguns países da Europa. Alguns dos problemas estudados com sucesso são: Equilíbrio psíquico, insônia, dores de cabeça, asma (e outros problemas respiratórios), aparelho digestivo e sistema esquelético.

Alguns depoimentos de alunas que praticam regularmente:


"Faz pouco tempo que o yoga entrou em minha vida. Achava que era uma prática para pessoas com um estilo de vida diferente do meu. Mas foi exatamente a forma como eu levava a vida que me levou até o yoga. Comecei a fazer terapia há dois anos e como o processo terapêutico muitas vezes é uma jornada árida (pelo menos foi assim para mim!), senti necessidade de buscar caminhos que me ajudassem a lidar com todos os conteúdos que se apresentavam.

Mais do que corrigir a postura, trabalhar a respiração e acalmar a mente, o processo de olhar para dentro me mostrou outras facetas de mim mesma que eu pouco conhecia. Também me ajudou a entender a minha conexão com tudo o que está à minha volta. Neste mergulho profundo tenho descoberto muitas coisas, que talvez não teriam sido tão rapidamente acessadas, se não fosse por essa jornada tão especial que o yoga me ajuda a trilhar." Marcela Casarin

                                                        

"Para mim o Yoga é terapia para o corpo e para a “alma”. Aprendi com o yoga a olhar profundamente, carinhosamente, cuidadosamente, para dentro de mim como corpo e “alma”inseparáveis e de igual valor de importância para trazer a alegria para a vida que está em constante mudança. Aprendi que não há com o que brigar em mim, há o que pacificar, cuidar muito e amar." Lígia Ap. Melo

                                                                                                                                 
"Quero expressar minha satisfação e alegria em participar das aulas de Yoga. Através dessas aulas percebi que estou mais equilibrada, relaxada e consigo uma conexão com o plano superior. Portanto, concluo que o Yoga é uma terapia. Todos devem observar essa melhora no seu interior, pois percebemos muito fácil nos alongamentos melhoras no físico, mas o Yoga vai além disso. Vamos evoluindo e melhorando nossa mente. Namastê.” Viviane Ferrer


Mercedes Requena - Profª de Yoga e Terapeuta Metafísica





Nenhum comentário:

Postar um comentário