O Yoga na Atualidade

 

 

Quando pensamos nos dias atuais logo vem à nossa mente o stress, a qualidade de vida comprometida pela poluição do ar, da água, dos alimentos. Mudanças sociais, econômicas e políticas que o mundo todo atravessa, e tantas outras situações que parecem insolúveis, difíceis de serem solucionadas

Desde que o ser humano começou a viver em sociedade estes desafios sempre existiram, em diferentes épocas e contextos, mas estas questões  centrais sempre acompanharam a evolução da humanidade.

Mas, onde o Yoga entra nisto tudo? 

Ele também acompanha a nossa história pois data de épocas muito remotas, oriundo de culturas completamente diferentes da nossa mas está aqui, presente em nossa vida, nos trazendo uma série de recursos que podem nos auxiliar a atravessar estes momentos, com mais saúde e sabedoria.

Logicamente não estou me referindo unicamente à prática física do Yoga (ásanas) mas aos seus ensinamentos éticos, denominados yamas e niyamas e compilados por Patãnjali, aproximadamente no séc. II AC. Estes estudos profundos fazem parte dos Yoga Sutras e constituem a essência do Yoga cujo objetivo é o desenvolvimento integral do Ser.  

Vejamos como se adequam perfeitamente aos dias atuais e como precisam ser colocados em nossa vida para um mundo melhor:

Yamas - Abstenções, aquilo que devemos evitar:

Ahimsa - Não violência, em qualquer de suas expressões. Consigo e com o próximo através de pensamentos, palavras e atos.

Satya - Não mentir. 

Asteya - Não roubar

Brahmacharya - Moderação em todas as ações e preservar a qualidade da energia de natureza sexual.

Aparigraha - Desapego e conhecer a impermanência de todas as coisas da vida.

Niyamas: Observâncias ou tudo aquilo que devemos praticar

Saucha - Purificação: Física, ambiental, mental e emocional. Abolir sentimentos como a ira, ciúme, ódio, orgulho, luxúria através da meditação e alquimia interior.

Santocha - Contentamento

Tapas - Disciplina para o aperfeiçoamento constante.

Svadhyaya - Estudo

Ishvara-pranidhana- Entrega ao Deus de nossa compreensão, o que requer a diminuição do ego.

Como vemos, somente estes 10 ensinamentos deixados por Patãnjali, considerado um dos maiores mestres do Yoga, nos levam a muitas reflexões para mudanças efetivas de hábitos. Quem quiser poderá obter o aprofundamento destes ensinamentos no clássico "Os Yoga Sutras de Patãnjali".

Boa leitura

Mercedes Requena - Profª de Yoga e terapeuta metafísica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário