Meditação




Sempre fico feliz quando uma técnica como a meditação é citada e reconhecida pela ciência. Em qualquer época da vida a meditação só traz benefícios e para mim que a pratico diariamente, sei de seu imenso valor e poder de renovação. 
Todos falam muito da vida stressante em que vivemos e citar a meditação como um recurso para manter a saúde física e mental já é bem conhecido. Até então isto era uma idéia em comum apenas para alguns grupos específicos, mas agora áreas da ciência voltadas para a saúde integral do ser humano estão comprovando os seus maravilhosos efeitos.
Acho oportuno divulgar o que é falado a respeito disto para que mais pessoas possam entender o  seu significado e importância, livrando-a de antigos preconceitos que a consideravam uma fuga da realidade ou algo místico e ritualístico.  
Na verdade, a meditação faz o oposto: Nos coloca na realidade que construimos e nos dá inspiração para modificá-la quando se faz necessário. 
Segue um texto extraído do site da revista Veja de julho de 2013 para a nossa reflexão:

                                                              *****************


"Meditação ganha, enfim, aval científico"

Estudos sérios estão afastando as dúvidas que costumavam pairar sobre a prática e mostram que ela é extremamente eficaz no tratamento do stress e da insônia, pode diminuir o risco de sofrer ataque cardíaco e até melhorar a reação do organismo aos tratamentos contra o câncer.
 A receita para lidar com dezenas de problemas de saúde é fechar os olhos, parar de pensar em si e se concentrar exclusivamente no presente. A ciência está descobrindo que os benefícios da meditação são muitos, e vão além do simples relaxamento. "As grandes religiões orientais já sabem disso há 2.500 anos. Mas só recentemente a medicina ocidental começou a se dedicar a entender o impacto que meditar provoca em todo o organismo. E os resultados são impressionantes", afirma Judson A. Brewer, professor de psiquiatria da Universidade Yale.
 Na escola estadual Bernardo Valadares de Vasconsellos, em Sete Lagoas (MG), os 1.400 alunos fazem, todos os dias, o "Tempo de Silêncio". Quem desejar pode aproveitar os 15 minutos para meditar. Quem não quiser, pode apenas descansar. A iniciativa foi inspirada pela Fundação David Lynch, que já orientou a criação de programas de meditação na escola estadual Presidente Roosevelt, em São Paulo, e na escola estadual Helio Pelegrino, no Rio de Janeiro.


“Estimamos que 20% dos estudantes continuam meditando por conta própria”, diz Joan Roura, diretor da fundação no Brasil. “Alunos que meditam são mais tranquilos, mais focados e têm maior capacidade de apreender informações.” A prática rende melhores notas: entre 235 crianças de colégios de Connecticut que começaram a meditar, representou um aumento de 15% nas provas e avaliações. 


As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pela atenção chegam a ficar mais densas quando se medita. Foi a conclusão a que chegaram pesquisadores de Harvard, Yale e MIT, municiados por scanners de cérebro. Pessoas que mediram com frequência ao longo de vários anos também demoram mais para sofrer a redução destas áreas, em especial o córtex frontal. 


“Um estudante que medita pode ter melhores notas, uma vida mais saudável e boas condições de lutar por melhores postos no mercado de trabalho, com menor tendência para sofrer doenças cardiovasculares, stress ou distúrbios mentais”, diz Judson A. Brewer. Em resumo: “Meditar é uma boa forma de alcançar uma vida mais feliz, saudável e produtiva”.


Tiago Cordeiro - Revista Veja - 2013
                                      
                                  ***************

Diferentes técnicas de meditação que você pode procurar e escolher aquela em que se adapte mais:
1. Zazen -  Budismo
2. Meditações do Osho: 
    Passivas: nadabrahma, gourishankar, chakras sounds
    Ativas: Nataraj, kundalini, dinâmica, no dimensions
3. Shinsokan - seicho-no-ie
4. Raja Yoga
0bs.: mantra yoga e kundalini yoga levam à estados meditativos.
5. Meditação dos sons de cura - Tibetana

Contato: (11) 3819-8135/ 9-9256-6849             
               nena_requena@hotmail.com
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário