Gestantes





                       

                        Yoga para gestantes

A prática do Yoga na fase gestacional é fundamental para o equilíbrio físico, emocional e psíquico da mulher pois o corpo atravessa grandes mudanças neste período. O estado emocional interfere muito nestas modificações e vice-versa, assim como o aspecto mental também, principalmente porque ocorrerão mudanças significativas na vida em todos os sentidos.
Como o Yoga possui muitos recursos, podemos utilizá-los para o benefício não só da gestante como também do bebê através de posturas que alongam, trazem tônus e relaxam. Além disso, este relaxamento é fundamental na gestação pois a preocupação com o futuro é uma constante e pode gerar muita ansiedade, insônia e desconfortos. A reeducação respiratória é muito enfatizada pois saber respirar corretamente acalma, revigora e auxilia no momento do parto.
As visualizações ensinadas contribuem, por outro lado, para deixar a mente positiva gerando emoções e sentimentos que gratificam a gestante e consequentemente o bebê.
Esta é uma fase onde a mulher aprende a entrar em contato com a força e a sabedoria da natureza que atua através de seu corpo para a formação de um outro Ser. Ela vai aprendendo a entrar em sintonia com o bebê que vai crescendo em seu ventre, tal como uma amizade que vai se consolidando aos poucos, culminando com o momento mágico do nascimento.
Aliás, eu considero toda a gestação um grande mistério, assim como a própria vida, e quanto mais descontraída e confiante a mulher estiver mais saudável será todo o processo da gestação e do parto.
Os depoimentos registrados abaixo servem de estímulo para que as gestantes cuidem deste momento com carinho e muita alegria.

 ALGUNS DEPOIMENTOS DE ALUNAS:

"O acompanhamento da Mercedes em um dos momentos mais importantes de minha vida foi fundamental para o meu bem estar físico e emocional.Ela foi mais do que uma "Guru orientadora". Suas aulas de Yoga foram extremamente positivas para mim, pois além dos estímulos corporais e a preparação para um parto mais humanizado, ela construia um encontro com a minha filhinha durante a aula de maneira muito especial. Era o melhor momento do dia pra mim". Márcia Pomorski (desenhista industrial)



*********
"Nunca havia feito Yoga antes da gestação e o cuidado da Profª Mercedes me ensinou que era possível e delicioso. As aulas foram excelentes, me trouxeram serenidade e me ajudaram a curtir melhor esse período tão cheio de novidades e ansiedades que é a gravidez". Letícia Capriotti (psicóloga).
  **********

"Minhas aulas de Yoga com a Mercedes durante a gestação me fizeram muito bem, pois com ela aprendi a deixar todo o stress do dia para trás! Eu chegava esbaforida e saia leve, tranqüila.... O meu bebê era quem mais adorava porque, enquanto eu relaxava, ele me chutava o tempo todo! Foi muito importante para mim". Maria Helena Nagata (publicitária)

*********

"Mercedes e o Yoga apareceram juntos na minha vida há alguns anos, durante um momento muito tumultuado. Com a prática regular aprendi a conviver, identificar e controlar pensamentos, sentimentos e meu corpo.

Com a vida mais sossegada, eu e meu marido decidimos ter um bebê e a preparação começou muito antes dele chegar.  Foram momentos muito importantes, eu sentia que apesar de todas as transformações do meu corpo, humor e sentimentos, tudo era normal e fazia parte de um aprendizado muito maior. Uma grande parte dos incômodos que a gestação traz, praticamente não apareceram e o parto foi muito tranqüilo, assim como a minha recuperação.
Meu bebê é saudável e sereno. Tenho certeza que ele também aproveitou cada momento desse trabalho.” Juliana Santoro (advogada)

*************


"Eu já fazia Yoga há mais de 10 anos e quando engravidei vi que já não podia acompanhar uma aula normal. Procurei aulas especializadas em gestantes, experimentei em um grupo e não me adaptei, foi quando encontrei a Mercedes e fiz uma aula experimental com ela. Realmente ela tem um dom muito especial de lidar com este momento tão único que é a gravidez, com tantas mudanças na vida da mulher, emocionais, físicas e ansiedades pelo que virá. Me senti com muita sorte de conhecê-la, pavimentando o caminho para um parto natural na água.

Espero que muitas futuras mamães tenham a mesma sorte que eu!"

 Elisa Yokota (gerente de marketing)


 *************
"Adorei a experiência de fazer Yoga durante a gestação. Foi muito importante para melhorar minha ansiedade e melhorar os sintomas físicos que a gravidez acarreta, como dores nas costas e cansaço. Ademais, era um momento muito gostoso para ter contato com o bebê. Enfim, a pratica de Yoga me enchia de paz e harmonia. Pretendo voltar a fazer assim que o bebê estiver maiorzinho." 
Jaqueline Mello Joseph (advogada)



Contato: (11)3819-8135 - cel: 99256-6849



É permitida a utilização deste material, desde que citada a fonte. Direitos autorais deste texto preservados conforme lei nº9610 de 19.02.98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário